Primeiramente sempre tenha o telefone ou contato de um Médico Veterinário mais próximo e ligue avisando que seu animal apresentou uma parada cardiopulmonar. Deste modo ele tem tempo de se preparar juntamente aos enfermeiros para receber o animal o mais rápido possível e realizar os procedimentos de emergência necessário, isto não significa que ele não estaria pronto, porém auxilia no atendimento de maneira que aumente a sobrevida do animal. Mesmo que seu animal reanime o suporte após uma parada cardiopulmonar é necessário pois o cérebro, rins e o miocárdio sofrem lesões graves. Somente um médico pode avaliar e realizar a terapia para minimizar os danos ou em casos de doenças não previamente diagnosticadas descobrir a causa e tratar o animal.
Casos de afogamento, atropelamento, complicações de doenças, descargas elétricas, traumas cranioencefálicos, quedas de prédios, entre outras emergências requerem um atendimento rápido caso aconteça uma parada respiratória seguida de parada cardíaca, essa ordem sempre acontece em cães e gatos. Assim que perceber seu animal parando de respirar (apnéia) saiba que o coração irá parar em seguida devido a uma série de complicações decorridas da apnéia.
Vamos aos seguintes passos:
1.Precisa desobstruir qualquer secreção, água em casos de afogamento, objetos, etc que se estejam nas vias respiratórias.
2.Posicione animais pequenos (menos de 20kg) ou filhotes em decúbito lateral direito (deite do lado direito), animais grandes em decúbito dorsal (de barriga para cima).
3.PRESTE ATENÇÃO AGORA É A PARTE MAIS IMPORTANTE. Você vai realizar de forma intercalada de 5 a 10 compressões torácicas seguidas de uma ventilação. Localize os espaços entre a 3ª e 5ª costelas (onde o coração fica) e use as palmas da mão para pressionar nesse local com o braço firme e cotovelos rígidos. Após as compressões faça uma respiração no animal. Feche a boca do animal com as duas mãos e coloque a sua boca no focinho (nariz do animal) e assopre o máximo de ar que conseguir uma única vez. Faça isso até chegar no Veterinário, ou ele vir até você com equipamentos de reanimação.
4.Pode-se pedir para uma pessoa ficar na respiração e outra na compressão torácica. Se uma terceira pessoa estiver presente peça que ela comprima o abdômen a cada 2-3 minutos porque ajuda o retorno venoso ao coração.
5.Ao perceber que o animal está voltando a respirar novamente e seus batimentos/pulsos retornaram não precisa continuar. Basta ficar atento caso ocorra uma nova parada. Mas não esqueça de estar a caminho do Veterinário!!!
6.É válido também a estimulação com uma agulha do ponto Vaso governador 26 ou Jen Chung para reverter a parada respiratória. É um ponto de acupuntura localizado na linha mediana do filtro nasolabial.


0 comentários:
Postar um comentário