CONHEÇA OS 10 SINAIS QUE PODEM INDICAR QUE SEU ANIMAL APRESENTA DIABETES



A diabetes consiste em uma desordem pancreática endócrina em que as células B, produtoras do hormônio insulina, deixam de secretá-lo ou diminuem sua secreção (diabetes tipo I), ou ocorre a chamada resistência periférica à insulina (diabetes tipo II).
Por ser uma doença endócrina comum de ocorrer em pequenos animais seguem as 10 dicas que podem indicar que seu animal precisa de acompanhamento médico. Consulte um Médico Veterinário para mais informações.
1- Poliúria com glicosúria (Animal urina bastante por excesso de açúcar no sangue que também aparece na urina [glicosúria])
2- Polidipsia (Animal possui um centro no hipotálamo que percebe que está perdendo água pela urina e dispara um mecanismo para provocar sede no animal, assim ingere muita água, fora do normal)
3- Polifagia (falta de energia celular devido perda de açúcar como fonte de energia pela urina ou pela incapacidade da célula assimilar o açúcar ativa mecanismos hipotalâmicos, estimulando o centro da fome. O animal come muito na tentativa de adquirir mais energia)
4- Perda de peso (Com o tempo acabam as reservas de energia nos músculos e a gordura de reserva no corpo. Assim pelo consumo de aminoácidos do músculo e da gordura corporal o animal perde peso na tentativa de compensar a falta de energia)
5- Início súbito de Catarata (Ocorre opacidade do cristalino, as lentes do olho. Pela alteração no metabolismo, existe um aumento de glicose no humor aquoso e consequentemente no cristalino)
6- Hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue, porém só o Veterinário pode constatar isso por exames)
7- Vômito
8- Fraqueza
9-Desidratação
10-Respiração pode ter odor de fruta ou acetona

Existem outros sinais como cardiopatia, taquipnéia, aumento de fígado, entre outros mas um proprietário não é capaz de saber. Para mais dicas siga Instagram.com/CoisasdeVeterinario e curta e compartilhe a página no Facebook.com/CoisasdeVeterinario
Referência Bibliográfica: MACINTIRE, Douglass K. et al. Emergências e cuidados intensivos em Pequenos Animais. Barueri: Manole, 2007.
Escrito por Adriano A. Martins
Acadêmico de Medicina Veterinária.

0 comentários:

Postar um comentário