A segunda causa é a presença de vermes intestinais, sendo nos cães o Dipylidium caninum, verme cestóide que parasita o Intestino Delgado, o que mais causa prurido anal. O tratamento é uma simples vermifugação, sendo os mais indicados aqueles que têm maior eficácia contra cestódeos como o Praziquantel.
A terceira causa são alergias causadas por Ectoparasitas, existem pulgas, moscas, carrapatos, piolhos e as sarnas (ácaros). O Veterinário irá identificar o ectoparasita e tratar com produtos tópicos, uso de medicamentos, coleiras antiparasitárias, indicar a limpeza do ambiente com produtos antiparasitários, entre outras técnicas. Outras possíveis alergias são causadas por shampoo, sabonetes, alimentos e sujeiras.
A última causa seria um problema comportamental. O animal pode ter feito isso uma vez e seu dono ou proprietário incentivou o animal de alguma forma que ele passa a fazer isso por felicidade. Outra possibilidade é o animal ter visto outro companheiro realizar a coçeira e resolve repetir o comportamento como forma de socialização. Existem outros problemas comportamentais como mania de cropofagia (se alimentar de fezes), beber a própria urina, se alimentar de terra, moscas, entre outras manias comportamentais.
Consulte sempre um M.V para identificar a causa e o tratamento correto. Se gostou curta e compartilhe a página facebook.com/CoisasdeVeterinario e siga instagram.com/CoisasdeVeterinario.
Escrito por Adriano A. Martins.
Acadêmico de Medicina Veterinária.


0 comentários:
Postar um comentário