É muito comum em dias quentes acima de 30º graus Celsius ou 90º graus Fahrenheit os donos levarem os seus animais para praças, fontes naturais, praia ou mesmo na rua para dar uma refrescada. Alguns que levam uma vida ''fitness'' gostam até de correr com seus animais. O perigo está por perto quando se decide fazer isso próximo do meio do dia até o fim da tarde, onde os raios solares principalmente UVA, que atingem a camada da derme na pele, e a temperatura atingem o seu máximo. Isso varia da região, fuso horário e país que você vive. No Brasil , por exemplo, a partir das 9:00 horas até as 17:30 dependendo da região o Sol é muito forte.
Os animais expostos a altas temperaturas sofrem queimaduras em patas, coxins e regiões expostas, desidratam rapidamente e sofrem de sintomas de insolação ou Hipertermia e podem vir a óbito. De todos os listados o pior sem dúvidas é a hipertermia pelos inúmeros problemas que ela causa. Os animais com temperatura acima de 41º graus Celsius ou 105,8 graus Fahrenheit estão em estado de Hipertermia (Lembrando que o normal para cães e gatos gira em torno de 37,5 até 39,3º graus Celsius). Animais obesos, jovens, idosos, raças de grande porte e os famosos braquicefálicos (de focinho curto) são o grupo de maior risco. Os sintomas que seu cão vai apresentar sob efeito de insolação é salivação em abundância (sialorreia), respiração ofegante e difícil (dispnéia), desidratação, vômitos. diarreia, língua azul ou cianose, tontura, náuseas, fraqueza, convulsões e tremedeiras.
O animal vem a óbito porque a temperatura alta atinge vários órgãos levando a insuficiência respiratória, insuficiência renal aguda, hepática, lesão intestinal isquêmica, pancreatite, trombocitopenia, hemorragia gastrointestinal, coagulação intravascular disseminada, lesão cerebral e rigidez dos músculos.
Se o seu animal apresentou esses sinais corra para um lugar arejado e fresco, molhe toalhas na água e jogue sobre o animal. Se possível estimule a hidratação e após isso leve a um Médico Veterinário mais próximo. Nunca dê banho gelado, pois causa choque térmico e pode matar o animal. Tome cuidado com as raças Shih Tzu, Pug e Buldogue, pois possuem o focinho achatado impedindo a refrigeração do ar e o palato alongado.
Se gostou compartilhe com seus amigos e siga o instagram.com/coisasdeveterinario
Escrito por >Adriano A. Martins<
Estudante de Medicina Veterinária


0 comentários:
Postar um comentário