A fisiopatologia da doença envolve uma luxação da articulação imatura do quadril que leva a uma má congruência entre a cabeça femoral e o acetábulo criando forças anormais que levam ao desenvolvimento anormal da articulação que futuramente irá gerar microfraturas e doença articular degenerativa e em estágios avançados fibrose levando a perda desta articulação.
O animal apresenta os seguintes sinais clínicos: atividade diminuída, o animal não tem interesse em subir ou correr mais, claudicação intermitente (dores), marcha saltitante, postura dos membros pélvicos alterados e sinais de DAD (doença articular degenerativa). Os piores casos em que a articulação está com inflamação crônica, fibrosada, músculos pélvicos atrofiados, membros anteriores hipertrofiados e desvio do peso sobre os ombros levam a perda dos movimentos dos membros pélvicos e o animal passa a arrastar os membros posteriores.
O diagnóstico é feito principalmente pela apresentação clínica associada a Radiologia. No exame radiológico será possível visualização da micro trabeculação óssea da cabeça e colo femorais e ainda definição precisa das margens da articulação coxofemoral, especialmente do bordo acetabular dorsal.
O exame radiográfico deve ser feito na posição ventro-dorsal com os membros posteriores bem estendidos e rotacionados internamente de modo que a patela fique sobreposta medianamente em relação ao plano sagital do fêmur. Os fêmures devem ficar paralelos entre si e em relação à coluna vertebral e a pélvis em simetria.
O tratamento envolve analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais, dieta controlada, fisioterapia (hidroterapia), e restrição a atividades muito exigentes. Já em casos graves é indicado cirurgia com reposição do quadril por uma prótese. Lembre-se que é uma doença progressiva e possivelmente seu animal poderá piorar com o tempo.
Siga nosso instagram (@coisasdeveterinario) e compartilhe o conhecimento com outras pessoas!
>Escrito por Adriano A. Martins<
>Estudante de Medicina Veterinária<


0 comentários:
Postar um comentário