SEU CÃO OU GATO É ARTEIRO, PULA DE LUGARES ALTOS, PARECE O HOMEM- ARANHA? JÁ OUVIU FALAR EM LESÃO DE NERVOS PERIFÉRICOS?


Alguns cães abusam demais quando estão brincando, se divertindo ou mesmo buscando subir e descer de lugares altos como por exemplo sofá, mesas, elevados. Pode parecer besteira mas para um cão esses lugares são altos sim! Uma cama ‘’box ‘’ por exemplo pode ter 3 vezes a altura de um Pinscher e o mesmo saltar sobre ela. É como se você pessoa mediana de 1,70 cm saltasse um muro de 5 metros e 10 cm. Garanto que se você pular dessa altura certamente irá sentir dores musculares, articulares e podendo até romper nervos periféricos.

*Mas oque são esses nervos periféricos? 


Os nervos periféricos são os mais numerosos nervos ligando o sistema nervoso central, formado pelo cérebro e medula espinhal, localizado ao longo da coluna vertebral, dos diferentes músculos e órgãos do corpo. Eles formam também o sistema nervoso periférico, em oposição ao sistema nervoso central superior. Eles são também nervos motores (dando ordens aos diferentes músculos para se contrair) e sensitivos (transmitindo as sensações da zona do corpo inervado até o sistema nervoso central).

*Bom mas o que acontece com meu cão ou gato se romper, lesar ou sofrer algum trauma nesses nervos?


A resposta é simples, seu cão poderá apresentar paresia ou paralisia, que serão mais ou menos significativos dependendo do grau e da extensão da lesão e do nervo periférico afetado. Caso não ocorra tratamento adequado por um Médico Veterinário o seu precioso animal poderá perder a inervação permanente levando a atrofia dos músculos da região, perda da sensibilidade ou resposta a qualquer estímulo e perda motora, seu cão não vai mais movimentar o membro. Se o animal tiver sorte a perda pode ser parcial, porém seu cão ou gato terá toda parte sensitiva e motora com déficits recuperando de 20 a 80% da função normal. Porém não se anime o prognóstico nem sempre é bom.
*Como eu posso tratar, quais as opções, tem cura?


 Sim! o Médico Veterinário pode tratar e recuperar dependendo do grau da extensão da lesão até 100% da função do nervo. Leve seu animal para especialistas como Fisioterapeutas Veterinários e Neuro-Ortopedistas Veterinários especializados em ‘’Microcirurgias de nervos’’ pois são os mais indicados. O tratamento envolve reconstrução do nervo por microcirurgia através de técnicas como tubulização do nervo, neurólises, neurorrafias e suturas utilizando fios de diâmetros 5-0 e 7-0. Há também a opção de enxertos de nervos, porém é controverso os resultados. Outra opção é o uso de células tronco que vem obtendo resultados muito bons. Aliás muitas áreas avançam com pesquisas de células tronco.


Porém o tratamento não se resolve com cirurgia somente. É agora que entra o Fisioterapeuta pois visa reabilitar o nervos, músculos que sofrem atrofia com a perda do estímulo e os ossos que sofrem remodelação pela perda ausência do movimento. Entre as técnicas usadas temos:

*Cinesioterapia: Consiste de exercícios passivos, alongamento e mobilização dos membros comprometidos visando manutenção da amplitude do movimento articular, prevenção de deformidades e reabilitar o trabalho muscular.
*Laser: Visa efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, estimulantes da microcirculação e do metabolismo.
*Eletroestimulação: Usa-se correntes galvânicas com uso diário de 20 minutos para minimizar ou retardar a perda do tecido muscular e estimular a função neurológica
Se gostou compartilhe com amigos e curta a página!!!
Referências Bibliográficas: PEDRO, Claudio Ronaldo; MIKAIL, Solange. Fisioterapia Veterinária. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.
>Escrito por Adriano A. Martins< 
>Estudante de Medicina Veterinária<

0 comentários:

Postar um comentário