Os doces humanos como balas, sorvetes, bolos recheados, churros, barrinhas, cremes, chocolate, biscoitos, bolachas, cookies e as comidas gordurosas como pizzas, lanches, esfirras, coxinhas entre outras possuem um alto índice de açúcares, teobromina no chocolate (metilxantina tóxica para cães e gatos), gorduras, sódio, carboidratos, conservantes, aditivos entre outros químicos que causam diversos problemas a saúde em cães, gatos e até ao homem. Ao se tornar um hábito pelos donos pode prejudicar os animais levando a doenças como diabetes melittus, esteatose hepática, toxicidade hepática, gastrite, pancreatites, obesidade e até insuficiência renal.
Lembre-se que os animais possuem um organismo diferente do nosso, os cães e gatos são carnívoros, portanto em seu ambiente natural não têm acesso a tais alimentos. Dessa forma possui em menor quantidade enzimas que metabolizam açúcares e seu excesso se acúmula no fígado principalmente, levando a um quadro patológico. O trato digestivo deles é menor em comparação ao nosso, portanto tempo e a superfície de absorção é menor.
Pensando nisso o mercado PET criou uma série de produtos que visam criar guloseimas e petiscos mas que não causem problemas ao animais, levando em seus ingredientes produtos não tóxicos e bem assimilados pelo organismo dos pets. Dentre os produtos doces existentes temos panedogs (panetones), chocodogs, palitos cobertos com chocolates, gotas de chocolates, Ovodogs (ovos de páscoa), Muffins (bolinhos) entre outros.
Já os produtos salgados temos bifinhos, biscoitos, chips, snacks, palitos, entre outros de diversos sabores como frango, carnes vermelhas, integral, salsicha, fígado, etc. Para beber existem cervejas, vinhos, guaraná e outros similares que imitam o que nós bebemos.
Procure no mercado produtos para alegrar a vida de seu animal sem prejudicar a saúde do mesmo. Busque ler o rótulo, composição e conhecer sobre a marca. Muitas empresas colocam excesso de sódio, conservantes, açúcares e enganam o proprietário. Consulte um veterinário de confiança e peça ajuda caso não saiba interpretar os valores nutricionais de um determinado alimento.
Confira alguns sites do Brasil que oferecem produtos para não deixar seu animal passando vontade nas festas ou quando você está comendo na frente dele.
Siga o nosso instagram.com/CoisasdeVeterinario, curta e compartilhe no Facebook.com/CoisasdeVeterinario
Escrito por Adriano A. Martins
Acadêmico de Medicina Veterinária.


0 comentários:
Postar um comentário