VEJA COMO O VETERINÁRIO E O PATOLOGISTA CLASSIFICAM UM TUMOR OU ‘’NEOPLASIAS’’ EM BENIGNO E MALIGNO


Tipicamente uma massa tumoral ou neoplasia aparece silenciosamente e de forma inexplicável. Na maioria das vezes para se determinar se a massa é neoplásica há necessidade de se realizar uma biópsia tecidual ou um aspirado citológico. Caso for uma neoplasia é necessário classificar em benigno ou maligno. Em geral os tumores benignos são de risco baixo a saúde do animal, não é correto afirmar que não apresentam risco, pois há tumores benignos que se tornam malignos/infiltrativos ou que crescem demais comprimindo órgãos e estruturas importantes como artérias e veias. Pelo outro lado da moeda os malignos representam enormes riscos pois causam diversas patologias no animal sendo a metástase o maior perigo. A metástase em medicina se refere a capacidade das células neoplásicas se desprenderem do tumor primário, caminhando através do interstício para ganhar a circulação e se instalar em outro local (tecido ou órgão). Dessa forma gerando uma nova lesão tumoral.
Sem delongas os profissionais classificam os tumores ‘’Benignos’’ pela seguintes características: Crescimento lento, Expansivo (porém circunscrito), Encapsulado, Sem metástases, Bem diferenciado e com poucas figuras mitóticas. Em palavras mais fáceis os tumores benignos permanecerão localizados e após excisão cirúrgica não apresentarão recidiva, ou seja, não vão voltar a ‘’nascer’’ novamente. O termo encapsulado significa que o tumor é ‘’limitado’’ por um tecido fibroso comprimido derivado do estroma do tecido conjuntivo normal. Diferenciação se refere às células tumorais se especializarem em um tipo celular ou seja ficar parecida com uma célula do corpo com uma determinada função (ex: células epiteliais na pele). E por fim poucas figuras mitóticas é em relação ao tumor crescer lentamente sem se multiplicar de forma exagerada
Já um tumor ‘’Maligno’’ apresenta as seguintes características: Crescimento rápido, Invasivo e infiltrativo, Não encapsulado, Apresentam ou irão desenvolver metástase, Anaplásicos (perdem a diferenciação celular) e possuem muitas figuras mitóticas. O termo desdiferenciação ou anaplasia é o processo inverso da diferenciação. As células já especializadas, por algum motivo, podem perder a sua função, assumindo um estado de crescimento exagerado e é o que ocasiona o surgimento de neoplasias. A Invasibilidade se refere ao tumor invadir diversas estruturas adjacentes podendo sair de sua localização primária e se infiltrar em outras estruturas. E possuir diversas figuras mitóticas se refere ao crescimento acelerado ou divisão rápida das células tumorais. Os tumores malignos possuem altas taxas de recidivas e necessitam tratamento ou acompanhamento mesmo após a remoção.
Consulte um Médico Veterinário para mais informações e siga o instagram.com/CoisasdeVeterinario. Não deixe de curtir o Facebook e compartilhar o conhecimento.
Escrito por Adriano A. Martins.
Acadêmico de Medicina Veterinária.

0 comentários:

Postar um comentário