7 Dicas para reconhecer se os filhotes de sua cadela estão doentes

Certamente se você já viu ou acompanhou um parto e o nascimento de uma ninhada de filhotes sabe que é um momento especial. Os neonatos ou recém nascidos podem apresentar alguns sinais que demonstram que estão doentes e devem ser rapidamente levados a um veterinário para que o suporte e tratamento adequado seja realizado.
Fique atento pois essas são as dicas:
1. Choro Constante. Em geral o neonato chora por no máximo 20 minutos
2. Pouco tônus muscular. Você vai observar que o filhote não consegue caminhar e mamar no teto da mãe. Ou não consegue acompanhar os outros.
3.Mucosas pálidas, acizentadas ou cianóticas. Abra a boca do animal ou retraia a pálpebra inferior e observe a coloração das mucosas. Cores brancas, cinzas ou azuis são anormais.. O ideal é um tom roseado.
4. Dominância flexora. É anormal após 3 dias de vida.
5. Diarréia pode indicar infestação por vermes, parvovirose, intoxificação por leite estragado, ou casos de cinomose que revelam um prognóstico ruim se associado com danos neurológicos, vomito,tosse, rinite, conjutivite e desidratação.
6. Sons intestinais ausentes ou diminuídos.
7. Perda de peso ou deficiência para ganhar peso. Um filhote normal ganha 2 a 3 g de peso por dia.
Se gostou compartilhe!
Referências bibliográficas: MACINTIRE, Douglass K. et al. Emergências e cuidados intensivos em Pequenos Animais. Barueri: Manole, 2007.
Escrito por Adriano A. Martins.
Estudante de Medicina Veterinária.

0 comentários:

Postar um comentário