Todos os dias cães e gatos são diagnosticados com câncer. Atualmente o consumo de gorduras é provavelmente o parâmetro mais investigado em relação a um maior risco de desenvolvimento de cânceres em geral. Acredita-se que cerca de 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de dietas inadequadas. A causa do câncer não é clara, pois é uma doença multifatorial em que a genética somada ao ambiente são determinantes no seu aparecimento. Mas o ambiente não significa só ar poluído, fumaça, toxinas e radioatividade. Também significa alimentação. Na medicina humana acredita-se que uma dieta adequada poderia prevenir de três a quatro milhões de casos novos de cânceres a cada ano!
Diversos estudos epidemiológicos confirmam que a dieta rica em gordura age como co-fator em vários tipos de câncer em humanos. Em alguns roedores, a adição de ácidos graxos insaturados (gordura) à dieta aumenta significativamente a incidência de tumores induzidos por agentes químicos. Os ratos são mais suscetíveis à carcinogênese por aflatoxina quando submetidos a dietas ricas em gordura, mas deficientes em lipotropos, como a metionina e a colina. Essas deficiências deprimem as enzimas hepáticas necessárias para o catabolismo da aflatoxina e detoxificação de substâncias químicas, fármacos, etc. Já o contrário como os antioxidantes da dieta (vitamina E) reduzem a incidência de tumor.
A elevada ingestão de gordura promove aumento na produção de ácidos biliares, que são mutagênicos e citotóxicos. Entre os cânceres associados ao excesso de ingestão de gordura temos o de cólon e reto. Em Medicina Humana a ‘’National Academy of Science’’ aponta a associação positiva entre câncer de mama e ingestão de gordura. Nos estudos experimentais e nas metanálises publicadas até a década de oitenta demonstraram correlações entre o maior consumo de energia e gorduras dietéticas totais com o aumento do risco de câncer de mama.
A medicina humana e a medicina veterinária tem avançado nas pesquisas sobre os nutrientes da dieta e os produtos
industrializados e sua correlação com diversos tipos de câncer. A obesidade e a ingestão de gordura nunca foram aliadas da saúde. Cuide da nutrição adequada de seu animal e consulte um Médico Veterinário para mais informações.
Siga nosso instagram.com/CoisasdeVeterinario , curta e compartilhe nossa página no Facebook.com/CoisasdeVeterinario
Escrito por Adriano A. Martins
Acadêmico de M.V


0 comentários:
Postar um comentário