[NOTÍCIAS] VETERINÁRIOS DO ESTADO DE OKLAHOMA REALIZAM CIRURGIA CARDÍACA ABERTA PELA PRIMEIRA VEZ EM UMA OVELHA.



Uma ovelha com um problema cardíaco congênito fez história este ano quando os Veterinários da Universidade Estadual de Oklahoma realizaram cirurgia de coração aberto nele. O nome da ovelha é YODA, assim como na saga de filmes ‘’STAR WARS’’ ou no Brasil conhecido como Guerra nas Estrelas.
A ovelha é especial porque faz parte de um Rancho e Santuário que resgata animais para ajudar na terapia de crianças que sofreram abuso e PSTD (deriva do inglês e significa Estado de estresse pós traumático).
O problema da ovelha era congênito, no Brasil é conhecido como ducto arterial persistente. Nessa desordem ocorre mistura do sangue venoso (sem oxigênio e rico em gás carbônico) da artéria pulmonar com a Aorta gerando sinais de fraqueza e cianose. O oxigênio diminuído leva a problemas de isquemia em órgãos críticos como cérebro, miocárdio e rins. Isso leva a insuficiência desses órgãos.
O tratamento foi feito por Danielle Dugat (Médica Veterinária, Mestre e Especialista em cirurgia pelo American College of Veterinary Surgeons) que é cirurgiã de pequenos animais. A cirurgia consiste em ligadura do ducto para que não ocorra mais a comunicação e mistura dos sangues sem oxigênio e com oxigênio (venoso e arterial). Em cães 50% morrem antes do primeiro ano de vida caso não seja feito a correção.
Cada animal no salvamento tem uma necessidade especial, desde a cegueira até o câncer até o primeiro cavalo do mundo com uma perna protética sem uma amputação, afirmou o fundador do Ranch Hand Rescue, Bob Williams, à NBCDFW. "Nós somos os únicos no mundo que usam animais abusados ​​ou negligenciados na terapia de saúde mental para aconselhamento para indivíduos".
Yoda agora está se recuperando, e deve estar de volta para ajudar as crianças em breve.
Para matéria em Inglês completa acesse http://www.veterinarypracticenews.com/oklahoma-state-vets-…/
Siga a página no instagram.com/CoisasdeVeterinario e compartilhe facebook.com/CoisasdeVeterinario com seus amigos.
Escrito por Adriano A. Martins.
Acadêmico de MV.

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário