CONHEÇA OS SUPLEMENTOS MAIS USADOS NO COMBATE DA OBESIDADE EM CÃES E GATOS.


Os proprietários de cães e gatos obesos devem estar sempre usando rações específicas para controle da obesidade (dietas com baixos teores de gordura minimizam o risco de pancreatite, ajudam a reduzir o aporte calórico total para ocasionar a perda ou a manutenção de peso e controlam a hiperlipidemia) , exercícios físicos semanais, controlando as doenças que acompanham a obesidade como a Diabetes, Osteoartrites, Cardiopatias, entre outras. Junto com todos esses desafios os suplementos ajudam e somam nesse combate tanto a obesidade como até prevenindo outras doenças.
O óleo de coco (composto de ácidos saturados) é um super aliado termogênico (queima de gordura), retarda o esvaziamento gástrico, ajuda no combate a radicais livres por também ser antioxidante. Outras propriedades do óleo de coco estão na sua ação antimicrobiana por ser rico em ácido láurico.
O Ômega 3 é um excelente aliado pois melhora o controle da insulina, diminui inflamação causada pela resistência à insulina em animais obesos, diminui a caquexia, melhora a taxa de filtração do rim, age como protetor do coração e também ajuda a prevenir acúmulo de imunocomplexos inflamatórios como por exemplo nas articulações (artrite).
L-carnitina é um aminoácido sintetizado a partir da Lisina, seu uso é devido sua ação na queima da gordura acelerada. Ela também previne a queima de massa magra, ajudando dessa forma no ganho da mesma, e age como hepatoprotetor (protege o fígado).
Magnésio Quelato pode ser usado nos animais obesos com diabetes aumentando os receptores de insulina, dessa maneira pode diminuir a glicemia por melhorar a sua absorção pelos tecidos. O antiglicante L-carnosina também pode auxiliar no controle da glicemia e ser usado para a mesma finalidade.
Vitaminas Antioxidantes como a ‘’E’’ e ‘’C’’ (Tocoferol e Ácido Ascórbico), vão agir diminuindo os radicais livres que são tóxicos para as células, diminui o colesterol e risco de acúmulo nas artérias, combate o envelhecimento e previne tumores.
Outras Vitaminas aliadas são a do complexo B pois também ajudam o fígado a diminuir os radicais livres e a sobrecarga de gordura que está sendo processada. Assim otimiza a queima sem lesar os hepatócitos.
Referências: 1- Anais do 2º Simpósio de Patologia Clínica Veterinária da Região Sul do Brasil, realizada em Porto Alegre, no ano de 2005 / editado por Félix H.D. Gonzalez, Andréa Pires dos Santos - Porto Alegre: UFRGS, 2005.
2- PAZOS, Estela. SÍNDROME METABÓLICA FELINA. Equilíbrio Total Alimentos.
Para mais novidades acesse instagram.com/CoisasdeVeterinario, curta e compartilhe nossa página do facebook.com/CoisasdeVeterinario

Escrito por Adriano A. Martins
Acadêmico de M.V

0 comentários:

Postar um comentário