Se a resposta é que ele possui contato externo e com outros animais limpar o ambiente não é a única solução. Portanto seu animal periódicamente deve receber tratamento carrapaticida de sua preferência, existem como citado acima várias opções, converse com o veterinário e veja qual se adapta melhor ao animal e também ao seu bolso, pois alguns podem ser onerosos.
Para controle do ambiente existem vários métodos como talcos, sprays, pulverizadores e empresas que prestam serviços para controle de ectoparasitas. Tome cuidado com a dose recomendada e a diluição correta (LEIA A BULA) e certifique-se que seu animal esteja fora do ambiente em que foi aplicado o produto. Há produtos específicos para o ambiente, a maioria é a base de Deltametrina ou amitraz, como o Decaplus, Butox, Triatox, entre outros.
Seguem algumas recomendações dos fabricantes:
- Lavar bem o recipiente usado para preparar a solução;
- Não é aconselhável tratar os animais durante as horas de calor intenso ou chuva;
- Não deixar os cães tratados com o produto secarem ao sol ou com secador quente. Não deixar que o produto tenha contato com os olhos do animal e evitar que ele se lamba durante a secagem;
- Não aplicar o produto diretamente com as mãos. Usar luvas;
- Evitar o contato do produto concentrado com qualquer parte do corpo humano. Se isto ocorrer acidentalmente, lavar as partes atingidas com água e sabão várias vezes. A contaminação com o produto diluído na proporção recomendada é praticamente destituída de perigo, uma vez que sejam tomadas as medidas de remoção e limpeza indicadas;
- Não guardar ou aplicar junto a alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos;
- Destruir as embalagens vazias.
Em caso de intoxicação humana, chamar imediatamente um Médico, neste ínterim caso tenha ocorrido ingestão acidental, provocar vômito, administrando por via oral, 1 colher de sopa de sal comum em 1 copo de água morna.
Siga instagram.com/Coisasdeveterinario. Curta e compartilhe no Facebook.
Escrito por Adriano Almeida Martins, acadêmico de Medicina Veterinária.


0 comentários:
Postar um comentário