O chocolate de longe é o mais que mais chama atenção porque alguns donos não resistem e acabam oferecendo ao animal sem saber que é veneno!! Saiba que o chocolate ao leite contém 44mg/oz de teobromina , o semi doce 140mg/oz e o sem açúcar de 390 a 450 mg/oz. A dose tóxica para cães é de 100 a 150 mg/kg de teobromina.
A dose letal da cafeína é de 110 a 175 mg/kg, já para teobromina é de 250 a 500 mg/kg, é o suficiente para causar morte súbita. Essas metilxantinas são metabolizadas pelo fígado e seus mecanismos de ação incluem antagonismo aos receptores de adenosina celular, inibição da fosfodiesterase, interferência com ingestão e estocagem de cálcio gerando contração muscular, relaxa músculos lisos, estimulam o SNC, aumenta a concentração de catecolaminas circulantes, aumentam a secreção de ácido pelo estômago e causam diurese. Os sinais clínicos que o seu animal vai apresentar são vômito, hiperatividade (cuidado podem agredir qualquer um), agitação, taquicardia, taquipnéia, ataxia, tremores, convulsões, arritmias e morte.
A recomendação é levar imediatamente ao veterinário, porém se você presenciou o animal se intoxicar pode ajudá-lo induzindo ao vômito (use água oxigenada, detergente de cozinha diluído ou sal) e em seguida compre cápsulas de carvão ativado na farmácia e dê para o animal porque age como quelante e neutralizante. Por fim corra ao veterinário mais próximo e relate o ocorrido!!
Compartilhe!! Siga nosso Instagram @coisasdeveterinario.
>Escrito por Adriano A. Martins<
>Estudante de Medicina Veterinária<


0 comentários:
Postar um comentário